Algumas orientações sobre o uso do planisfério estão no verso do mesmo, outras estão aqui neste link.
Agora vamos conferir passo a passo a montagem do seu próprio planisfério.
Você terá que ter em mãos três figuras que correspondem à montagem do Planisfério Celeste rotativo para o hemisfério Sul, centrado na latitude de Brasília. As três partes do planisfério são: o céu (com as estrelas e constelações), as instruções de manuseio que irão atrás do céu e a máscara com as horas. Obtenha estas três partes neste link.
Para a montagem, você deverá ter em mãos:
Tesoura, cola e cartolina, de qualquer cor, pois ela apenas serve para deixar o planisfério mais firme, pois uma folha de A4 é muito fina e rasgará com mais facilidade; barbante, ou qualquer outro objeto que sirva para unir o céu com a máscara dos dias e das horas, podendo ser um alfinete daqueles que tem a cabeça colorida, uma bailarina daquelas que colocamos em pastas para prender folhas de papel oficio, um palito de dente ou de fósforo. Pense, inove! Use a sua criatividade! Desde que prenda o céu e a máscara das horas!
Cole o céu na cartolina e corte beirando a borda preta da figura. Para que o seu planisfério fique mais firme, cole as instruções em outra folha de cartolina e corte, também, na borda preta da figura. Use sempre o mínimo possível de cola, pois ela molha o papel. Coloque somente o mínimo possível e na borda dos discos. Agora, usando a cola, una o céu com as instruções de forma que você só tenha apenas um único disco. Cole a máscara das horas em outro pedaço de cartolina. Corte bem rente a borda preta, MAS CUIDADO! NÃO CORTE AS SETINHAS! ELAS SERÃO AS GUIAS DOS DIAS! Após ter cortado em volta da máscara, bem rente à borda preta e sem cortas as setinhas, com a tesoura, faremos um corte na parte branca da máscara de modo que as estrelas “vazem” por este corte.
Agora, você possui dois discos, um que contém o céu e as instruções (um mesmo disco) e o outro que tem um “vazamento”. Repare que nas duas figuras existe um circulo definindo o centro de cada figura.
Repare que nas duas figuras existe um circulo definindo o centro de cada figura. Coloque como apoio, um pedaço de papelão e com um clips, ou qualquer objeto que você prefira, fure as duas figuras bem no centro. Fure uma por vez e não faça um furo muito largo, pois o barbante não pode ficar solto e nem os dois discos que você possui, os dois discos precisam estar bem presos, de forma que você consiga girar a máscara das horas.
Feitos os dois furos, agora, com a ajuda de um palito de dente, ou ate mesmo do próprio clips que você usou para fazer o furinho, passe o barbante pelos dois furos.
Passado o barbante, faça um nó na frente primeiro. Feito o nó na frente, puxe o barbante e faça o mesmo nó na parte de trás do planisfério, corte o que sobrar do barbante. Com isto está pronto o seu planisfério. Algumas orientaçoes sobre o seu uso está no verso do mesmo, outras podem ser obtidas nestas "Dicas de Uso do Planisfério", feita pelo Jair Barroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário